NOTÍCIAS

Chuva e neblina podem comprometer a segurança no trânsito

A visibilidade fica mais prejudicada sob chuva forte e em determinados períodos do dia
Publicado em
GAVETA_Chuva e neblina podem comprometer a segurança no trânsito_Fecam_RS
Para ter melhor visibilidade, use o ar-condicionado e o desembaçador elétrico traseiro ou abra um pouco os vidros Crédito: Fecam_RS

Curitiba, junho de 2022 – Durante os dias de chuva ou de neblina os condutores precisam tomar alguns cuidados extras que garantem o ir e voltar em segurança pelas ruas e via do país. Antes de sair de casa é possível verificar, em tempo real, as condições do clima no Instituto Nacional de Meteorologia, conferindo as métricas de chuva para cada Estado.

Em dias de chuva, pista molhada e redução de visibilidade aumentam os riscos de acidentes. Principalmente durante as primeiras chuvas, a água e o acúmulo de sujeira e óleo no asfalto o tornam escorregadio, causando deslizamentos em casos de mudança de faixa e freadas bruscas. Segundo as orientações do Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF), o condutor deve observar com prudência e aumentar a distância do veículo da frente, usar ar-condicionado ou abrir um pouco os vidros, para evitar o embaçamento dos vidros e melhorar a visibilidade. Reduzir a velocidade e redobrar a atenção são dicas preciosas e válidas sempre.

A neblina também é um elemento perigoso. Conforme a Federação dos Caminhoneiros Autônomos do Rio Grande do Sul (Fecam-RS), no inverno aumenta a incidência de neblina e cerração, principalmente durante a madrugada e pela manhã. Em alguns pontos o tempo demora a ficar completamente limpo. Portanto, intensifique a atenção e a cautela na direção. Sob neblina ou cerração, acenda a luz baixa do farol (e o farol de neblina, se houver), reduza a velocidade, aumente a distância do veículo a sua frente e não pare no acostamento.

Para aumentar a segurança e evitar acidentes, Luiz Gustavo Campos, diretor e especialista em trânsito da Perkons, recomenda ainda que se faça uma revisão dos pneus, freios, limpadores de para-brisas e faróis. “Toda a parte elétrica do veículo também deve ser constantemente verificada, já que fusíveis e lâmpadas queimam com certa facilidade. Para ter melhor visibilidade, use o ar-condicionado e o desembaçador elétrico traseiro ou abra um pouco os vidros para deixar o ar circular pelo carro. Além disso, reduza a velocidade e mantenha maior distância do veículo da frente. Todo esse conjunto de ações é muito importante para um deslocamento mais seguro no trânsito”, completa.

COMPARTILHAR

Veja

também

Nove em cada dez vítimas fatais no trânsito são homens

Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito alerta

Pedestre seguro: atitudes que salvam vidas no trânsito

Educação para o trânsito ganha espaço nas salas de aula

Sextas e sábados são os dias como mais sinistros de trânsito no Brasil

Relatório de Transparência Salarial

Comportamento agressivo impacta na segurança viária

Multas de trânsito proporcionais à renda: um caminho justo para ruas mais seguras

Há 33 anos, a lombada eletrônica transforma o trânsito e protege vidas

Projeto do governo visa reduzir custo da CNH e ampliar acesso à habilitação no Brasil

Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.